O EIA do Estudo Prévio, a cargo da PLANVIA, decorreu entre outubro de 2001 e início de janeiro de 2002, durante 3 meses, e estudou traçados alternativos para a rodovia, no âmbito de um corredor já reservado para o efeito no âmbito do Plano Diretor Municipal (PDM) de Mafra. Este corredor foi reservado na sequência de um anterior projeto/procedimento de AIA, que decorreu em 1993 e que obteve, na altura, um parecer negativo por parte do Ministério do Ambiente, com solicitação de estudo de novos traçados e corredor. O projeto da Ligação Ericeira/Mafra/Malveira respeitou as articulações previstas com a rede rodoviária envolvente. O Instituto das Estradas de Portugal (IEP) voltou também a estudar a Ligação e, das 2 Declarações de Impacte Ambiental (DIA) Favoráveis Condicionadas, surgiu a elaboração de um processo conjunto que levou a um único RECAPE em 2005.
No EIA foram avaliados os impactes em diversos fatores ambientais como o Clima, a Geologia, Geomorfologia, Recursos Hídricos (Superficiais e Subterrâneos), Flora, Vegetação e Habitats, Fauna e Habitats, Solos e Capacidade de Uso dos Solos, Ocupação dos Solos, Ordenamento do Território, Paisagem, Qualidade do Ar, Ambiente Sonoro, Património, Socioecomia (populações e atividades económicas). O RECAPE na sua versão final, acompanhou o Projeto de Execução que teve a preocupção de compatibilizar os projectos da CM de Mafra e do IEP, através dos requisitos exigidos nas 2 DIA.