Notícias

RECAPE LINHA CASA DA MÚSICA – SANTO OVÍDIO (LINHA RUBI) - CONSULTA PÚBLICA
Agosto 2023


Encontra-se em fase de consulta pública, até 8 de setembro, no Portal Participa (https://lnkd.in/dMQFnekT ), o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) da “Linha Casa da Música-Santo Ovídio (Linha Rubi)”, que integra o projeto da nova ponte sobre o rio Douro (Ponte Ferreirinha). O RECAPE foi elaborado pela PROFICO AMBIENTE para a Metro do Porto, S.A. na sequência do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do Projeto. Esta Linha vai proporcionar, entre outras vantagens, o alívio da Linha Amarela – a mais concorrida do Metro. Para tal, serão criadas sete novas estações: Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio. A Linha, em via dupla, desenvolve-se ao longo de 6,27 km de extensão.

 
 

Transporte Coletivo em Sítio Próprio nos Concelhos de Loures e Odivelas
Janeiro 2023


No passado dia 25 de janeiro, a PROFICO AMBIENTE esteve presente na visita realizada pela Comissão de Avaliação do EIA do projeto do "Transporte Coletivo em Sítio Próprio nos Concelhos de Loures e Odivelas (Linha Violeta)". Esta visita foi organizada pelo Metropolitano de Lisboa (enquanto proponente do projeto) e contou com vários participantes das várias partes. A PROFICO AMBIENTE, para além da realização do Estudo de Impacte Ambiental, desenvolveu, na fase que antecedeu o EIA, a vertente Ambiental do Estudo de Viabilidade, onde foram estudadas várias alternativas de traçado com o objetivo de selecionar o traçado considerado globalmente mais vantajoso. A Linha Violeta com uma extensão de cerca de 13 km ligará o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado num trajeto semicircular, que cruzará a Linha Amarela na sua estação terminal, Odivelas, e que servirá como ligação principal entre os concelhos de Loures e Odivelas. Esta linha desenvolver-se-á maioritariamente à superfície, mas terá troços em túnel, em viaduto e também em trincheira, e contará com 19 estações. Está ainda previsto um Parque de Material e Oficinas no extremo nascente da linha (Quinta das Carrafouchas), entre a A8 e a N115. Este é um projeto que tem a particularidade de ser uma parceria entre o ML e os municípios de Loures e Odivelas, sendo destes últimos a responsabilidade de desenvolver os projetos de reordenamento urbano e rodoviário, que permitem requalificar as áreas intervencionadas, solucionando diversos problemas urbanísticos. O EIA está em consulta pública até dia 14 de fevereiro.

 
 

ESTUDOS DE IMPACTE AMBIENTAL do Projeto de uma Instalação de Produção de Hidrogénio Verde em Sines
Novembro 2022


A PROFICO AMBIENTE continua envolvida em projetos emblemáticos e pioneiros em Portugal, estando atualmente a elaborar o Estudo de Impacte Ambiental do projeto #GreenH2Atlantic. Trata-se de uma instalação dedicada à produção de hidrogénio renovável em Sines, e seu fornecimento a múltiplos usos industriais. O estudo iniciou-se em setembro de 2022 e estará concluído em 2023.

 
 

EIA do Projeto "PROLONGAMENTO DA LINHA VERMELHA ENTRE S. SEBASTIÃO E ALCÂNTARA DO METROPOLITANO DE LISBOA
Maio 2022


A PROFICO AMBIENTE esteve presente na visita realizada pela Comissão de Avaliação do EIA do projeto do "Prolongamento da Linha Vermelha entre S. Sebastião e Alcântara do Metropolitano de Lisboa". Esta visita ocorreu no passado dia 13 de maio de 2022, foi organizada pelo Metropolitano de Lisboa (enquanto proponente do projeto), e contou com inúmeros participantes.

 
 

PROFICO AMBIENTE assegura a Coordenação e Integração dos Trabalhos de Acompanhamento Ambiental da Empreitada Construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua
Setembro 2016


Encontra-se em fase final de construção a barragem de Foz Tua. Decorre presentemente a fase de enchimento da Albufeira. A PROFICO AMBIENTE assegura desde 2011 a Coordenação e Integração dos Trabalhos de Acompanhamento Ambiental da Empreitada de Construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua (AHFT) para a EDP – Gestão da Produção de Energia, S.A.

 
 

PROFICO AMBIENTE desenvolve trabalho em Timor Leste
Setembro 2016


A PROFICO AMBIENTE tem realizado trabalhos em Angola, Moçambique e Timor Leste. Atualmente encontra-se a desenvolver a Componente Ambiental do “Master Plan and Detailed Design for Ecological Protection and Improvement of Tasitolu, in East Timor”. O Master Plan encontra-se a ser desenvolvido pelo Consórcio GUSTAVO DA CUNHA/PROFICO PROJETOS/PROFICO AMBIENTE para a Secretaria de Estado do Ambiente do Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente de Timor Leste.